Sobre Cascavel


Cascavel é um município brasileiro da Região Metropolitana de Fortaleza, do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 é de 65.607 habitantes. Há 46.222 cidadãos eleitores. Em Cascavel acontece a Feira de São Bento, a segunda maior Feira Livre do Brasil, depois Feira de Caruaru, em Pernambuco.

Localização de Cascavel 
localização ceará 

Etimologia 

O topônimo Cascavel é uma alusão as lendas do local de origem do município:
A cidade foi construída em cima do ninho de uma cascavel gigante. No local onde se diz haver este tal ninho, foi construida uma torre e foi colocada no topo uma imagem de Nossa Senhora do Ó para que a santa impedisse da cobra sair. Devido a essa lenda, as autoridades mudaram o nome da cidade para São Bento, mas os habitantes não se acostumaram e continuaram a chamar de Cascavel, confiantes na força da santa que impedia que a cobra devastasse a cidade. Ninguém ousa retirar a imagem de cima da torre, com medo que a Cobra levante-se e destrua tudo.
A outra lenda, a mais aceita, que diz que os mercadores que faziam a viagem a pé ou a cavalo para a capital e passavam por essas paragens e descansavam sob os pés de tamarineira (que na cidade era abundante), e em uma dessas "hospedagens" encontram a árvore infestada de cobras cascaveis e a partir deste dia, começaram a se referir aquele lugar como "a passagem da Cascavel".

Sua denominação original era Sítio CascavelCascavelSão Bento e desde 1833, Cascavel.

História

As terras às margens dos rio Choró e o rio Piranji, e a zona costeira da embocadurado rio Choró eram habitadas por diversas etnias índigenas, entre elas os Potyguara, os Jenipapo-Kanyndé, os Anacé, Jaguaribaras e tantas outras.
Com a definitiva ocupação da terra do Ceará, depois do Tratado de Taborda, as terras do atual município de Cascavel receberam a visitas de missionários católicos da Missão Apostolada que tinham planos de construir um missão índigena que aglomerassem as diversas tribos índigenas e foram doadas as diversas famílias via as semarias.
A missão índigena nuna aconteceu, mas um templo foi construído:capela do reduto, dedicada a Nossa Senhora do Ó.
Com o ciclo da carne-seca e charque, Cascavel se destaca como um entreposto comercial e de hospedagem entre Fortaleza,Aquiraz e Aracati, e devido a produção da cana-de-açúcar no sólo fértil do município.
Um segundo templo construído foi a igreja Nossa Senhora da Conceição, em substituição a padroeira anterior, que mais tarde seria a igreja matriz.
A redor da capela de Nossa Senhora do Ó, as fazendas de cana-de-açúcar e do comércio(Feira de São Bento) desenvolveu-se o atual centro urbano comercial e urbano

Clima
tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1300 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.




Hidrografia e recursos hídricos


As principais fontes de água fazem parte da bacia do Metropolitana, sendo elas os riachos: Malcozinhado, dos Angicos, e Baixa do Feijão; os córregos das Cabras e do Cajueiro e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles os de maior capacidade de armazenação de água são o Açude do Malcozinhado e o Açude Pacajus.

Relevo e solos

As terras de Cascavel fazem parte da zona costeira, com muitas dunas, ondulações e poucas elevações, a maior elevação é a serra Mataquiri.


Vegetação

A boa parte do território é coberto várias espécies de mata serrana, cerrados, caatinga arbustiva aberta e densa, mais ao interior, e por tabuleiros costeiros, mais próximos ao litoral. Apresenta também regiões de mangue próximo à foz do rio Choró.

Aspectos socioeconômico   

A maior concentração populacional encontra-se na zona litorânea. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1° e 2° graus.
A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Aracati via a BR-116 ou CE-040. As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são assecíveis(com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.
A economia local, quanto a renda interna Per capita é o oitavo dentre os quinze mais ricos municípios do Ceará, e é baseada na agricultura: produção de caju, côco-da-Bahia, cana-de-açúcar, mandioca, milho e feijão.; pecuária: bovino, suíno e avícola. Cascavel possui um pólo industrial com 31 indústrias:duas químicas, duas de bebidas, uma metalúrgica, uma de perfumaria, sabões e velas, uma do mobiliário, três de produtos minerais não metálicos, cinco de produtos alimentares, cinco de madeiras, dez de vestuário, calçados e artigos de couro e peles e outra de serviços de construção.
No polo industrial na localidade de Moita Redonda, conta com indústrias como: a Empresa Multinacional Eagle Ottawa, importadora de couro, Cascaju , Zappi Shoe Calçados e a Cascavel Couros Ltda (Grupo Bertin S/A).
Outra fonte de renda do município é artesanato de cerâmica(potes, jarros, e esculturas) num povoado um tanto distante da sede do município. Além de cerâmica, há também os móveis fabricados em cipó de fogo.
O turismo também é uma das fontes de renda devido ao comércio(Feira de São Bento, uma feira a céu aberto que é realizada todos os sábados do ano) e as belezas naturais como as praias: 
Águas Belas, Barra Nova, Barra Velha, Balbino, Caponga.

Os principais eventos culturais são:

Festa da Padroeira: Nossa Senhora da Imaculada Conceição(24 de dezembro até 1 de janeiro).
Festa de São Francisco, uma novena que acontece de 24/09 até o dia 04/10 
Santas Missões Populares